Traduzido por: Workingsea

By Rockwallaby

Após ler o título você deve estar pensando,

Tá bom Bryan, você bateu a cabeça ou tomou os remédiosdessa semana? Você sabe que a versão Atlantis já foi lançada, né?!?

Se acalme, eu estou bem e não tenho amnesia, quanto aos remédios… Eu vou ter que checar essa parte… Brincadeiras à parte, me deixe explicar:

Lançamento maior vs. Função de hotfix vs. Lançamento interino

Eu quero começar clarificando que o EndeavourOS é de lançamento continuo (rolling-release) e todas as mudanças e atualizações nas nossas ISOs só afetam a experiência de instalação e atualização na edição offline. Nós não seguramos nenhum pacote de jeito algum. Os números e pontos no nome da ISO só servem para se referir ao ano de lançamento seguido pelo número de lançamentos no mesmo ano, dito isso, vamos retornar o foco ao lançamento de Atlantis neo, eis o que está acontecendo:

Lançamento maior – O lançamento recente de Atlantis foi um lançamento maior com várias melhorias e funções novas criadas e implementadas pela nossa equipe de desenvolvedores, junto da atualização regular de pacotes upstream. Lançamentos maiores serão “celebrados” com um novo papel de parede e um codinome inspirado por naves espaciais reais ou fictícias.

Função de Hotfix – Essa é uma ferramenta expressa para a equipe de desenvolvedores consertar pequenos bugs em uma ISO já lançada. Esses consertos podem ser correção de erros criados por nós, soluções alternativas para consertar um bug upstream ou consertos de bugs upstream que não interferem com os pacotes da ISO. Os veja como um curativo, correções implementadas por essa função são só consertos temporários.

Lançamento interino – Um lançamento interino é uma versão um pouco mais atualizada de um lançamento maior sem a adição de novas funções ou papéis de parede. Os consertos que essas versões contêm são: Reversões de soluções alternativas devido a consertos upstream e/ou consertos de bugs upstream ou mudanças que afetam o comportamento de outros pacotes na ISO. É claro, com essas mudanças, elas também vão trazer todas as atualizações de pacotes upstream.

Nós vamos lançar no máximo duas ISOs interinas entre lançamentos maiores se necessário. Isso quer dizer que cada versão maior não terá duas interinas como regra, elas podem ter também só um lançamento interino dependendo da urgência e do tempo.

Esses lançamentos vão ter o nome do lançamento maior mais recente seguido por adições, respectivamente neo e nova.

Um pouco relacionado ao nosso tema espacial, nós tomamos inspiração do mundo da aviação para os nomes dos nossos lançamentos. Todos conhecem o bem-sucedido Boeing 737 e seu modelo revisado 737 MAX, ou o Airbus com o seu igualmente bem-sucedido modelo A320 cuja versão revisada era chamada… A320 NEO…

Como assim diminuir o trabalho?

Os leitores mais observantes dentre vocês devem ter percebido que eu escrevi sobre reduzir o trabalho para a equipe de desenvolvedores com a adição da função de hotfix no anúncio do lançamento de Atlantis. Então como é que os lançamentos interinos se encaixam nisso, e eles não aumentariam a pressão e o trabalho para a equipe?

Bem, sim e não e eu vou explicar.

Veja, as correções do hotfix são geralmente resultados de correções de bugs pela equipe de desenvolvedores e a comunidade provendo modos para lidar com tais bugs, então esses patches podem ser lançados bem rápido graças aos vários membros que entendem bastante de tecnologia que nós e a comunidade inteira de Linux tem.

Com o lançamento de neo e nova, a equipe de desenvolvimento tem um trabalho mais fácil para implementar as correções e mudanças vindas do upstream porque aí o número de correções é menor, tornando-as mais pesquisáveis e portanto mais fáceis de manter.

Isso também vai reduzir o tamanho dos nossos anúncios de lançamentos, prevenindo que nossos tradutores entrem em estado de desespero.

A equipe também está trabalhando em um método de criar essas ISOs automaticamente e os primeiros testes parecem promissores, mas vamos informar vocês sobre isso no futuro.

O Lançamento Atlantis Neo

Nós aconselhamos vocês a lerem a lista completa de funções lançadas com Atlantis aqui, Atlantis neo é lançado com essas correções adicionadas a lista original:

  • Em caso de internet ou conexão com espelhos ruim/lenta Pacman, não parará de operar e causar falhas de instalação.
  • Instalações encriptadas com BTRFS agora funcionam se você escolher partição SWAP e hibernação graças ao trabalho do membro da nossa equipe e moderador Dalto.
  • Budgie não ser capaz de deixar o usuário acessar o menu de energia após hibernação e suspensão foi corrigido com o gnome-power-manager sendo adicionado como padrão. Um grande salve a comunidade Big Daddy Linux por trazer a tona esse bug durante seu desafio semanal de distro na 49ª semana.
  • Calamares agora permite instalações em sistemas com menos de 2GB de RAM.
  • Virtualbox-ext-oracle foi removido do nosso repositório devido à licença de permissões Oracle não permitir que o pacote seja redistribuído.
  • power-profiles-daemon substituiu LTP para aumentar a compatibilidade de hardware, resultando em economia de energia pequena e mínima por padrão. Para usuários de Gnome e Plasma, o power-profile-daemon será integrado com as configurações no menu do ambiente de área de trabalho.

Uma pequena surpresa de natal

By Shjim

Normalmente, as melhorias e correções listadas acimas seriam o fim do anúncio de um lançamento neo regular, mas Atlantis neo é o nosso primeiro lançamento interino

  • LxDe foi adicionado como opção no nosso menu de Ambientes de Área de Trabalho e será instalado com uma configuração básica vanila.
  • Openbox foi adicionado para nossa edição de comunidade com uma configuração básica e um pouco de customização.
  • Qtile foi adicionada a nossa edição de comunidade, o gerenciador de janelas baseado em Python também vem com um pouco de tematização e configuração básica para te dar o pontapé inicial com o Gerenciador de Janelas.

Gostaríamos de agradecer a nossa equipe de desenvolvedores da comunidade por seu trabalho duro e perseverança em criar essas edições e a comunidade por nos dar comentários e avaliações enquanto os testam.

” Para nós, cada de um vocês é uma estrela preciosa e radiante que ilumina o nosso humilde Endeavour…”

Equipe EndeavourOs

A despeito dos sentimentos que todos nós temos quando olhamos de volta para 2021, para nós, esse ano foi extraordinário e trouxe uma comunidade crescente, entusiasmada e cheia de amor. É um verdadeiro privilégio estar cercado por pessoas extraordinárias como vocês.

Não é possível expressar o tamanho da gratidão e suporte que vocês nos deram em 2021, não existe uma única palavra em qualquer linguagem do mundo que dá ao seu envolvimento conosco justiça, mas eu vou tentar da melhor maneira que posso com minhas capacidades limitadas.

Para manter no nosso tema espacial, somos nós que vamos mandar nova informação para o espaço mas vocês… Vocês são os satélites incrivelmente rápidos que nos rodeiam, que transmitem nosso código e o mistura com seu amor e entusiasmo no infinito e além, dando a distro a sua distinta cara calorosa e acolhedora.

Para nós, cada de um vocês é uma estrela preciosa e radiante que ilumina o nosso humilde Endeavour. Obrigado pelo seu calor, amor, entusiasmo, sabedoria e luz, porque sem eles, EndeavourOS não seria tão forte quanto nós somos hoje….

Boas festas para todos e uma fantástica continuação para nossa jornada em 2022.

Você pode baixar Atlantis neo aqui.

Categories: Portuguese